segunda-feira, 9 de maio de 2016

Tu nunca serás o suficiente

Tu nunca serás o suficiente para ninguém, eis a tua maior verdade.
Tu não bastas para preencher as medidas de alguém, por muito amor que tenhas em ti, isso não chega para preencheres as brechas vazias dos outros porque há sempre uma necessidade inexplicável do outro lado, uma necessidade ilusória que tu nunca conseguirás satisfazer.
Não importa o quanto tentes porque na linha da frente estarão sempre os teus defeitos, aquilo que fizeste ou fazes de mal, nunca nada se encaixará no politicamente correto.
Se és demasiado independente isso é mau porque todos precisamos uns dos outros, e alguém demasiado independente é alguém prepotente, e se for mulher ainda é pior, é uma mundana que só se devia preocupar em procriar e cuidar de um marido.
Se és demasiado magra tens toda uma uma equipa médica de faz de conta, desde a tua mãe ao periquito a julgarem-te com uma doença qualquer, mas se fores demasiado gorda vais ter todos os olhos virados para ti prontos a apedrejarem-te com a pior das armas, as palavras, afinal a culpa é tua porque comes demais e só és assim porque queres.
Se és bem sucedido só podes ter passado por cima dos outros, afinal é o que 90% da humanidade faz, mas se fores um fracassado a culpa é tua porque não tentaste o suficiente.
Se te casas e tens filhos é porque assim o quiseste, mas se as coisas correrem mal e saltares fora de uma relação que, aparentemente, só é tóxica e destrutiva para ti, a culpa é tua que não és compreensível o suficiente porque os homens são assim mesmo e tem de se ter paciência e aguentar tudo, afinal foste feita para isso mesmo, aguentar.
Se cometeste erros no teu passado, mesmo que tenhas aprendido com eles, vais levar sempre com as consequências, como um traidor que não merece perdão.
Se traíste a confiança de alguém, de um amigo ou de um namorado, mesmo que isso tenha sido numa altura em que estavas perdida e nem sabias bem o que é que andavas a fazer e as consequências que isso podia ter no futuro, mesmo que tenhas pedido desculpa e aprendido com o erro, serás sempre o alvo de quem se colocou no papel de tua vítima por opção própria.
Se deixaste cair um prato, ou se não te apeteceu passar a pilha de roupa que está acumulada à semanas porque te sentes cansada e tens outras coisas em que pensar, como por exemplo em ti e nos teus filhos, além de queixinhas és uma malandrona que não lhe apetece mexer a peida.
Se optaste por tirar da tua vida alguém que compreendeste que não iria acrescentar mais nada além de ausência, mesmo que essa pessoa tenha estado ao teu lado numa altura específica da tua vida em que estavas por um fio, é porque és uma ingrata, não mereces ter amigos e mereces que toda a gente te vire as costas.
Tu nunca serás o suficiente, porque nada do que tu faças vai ser o suficiente para agradar a toda a gente.
Acredita que muita gente te irá virar costas, muita gente te vai julgar em muitos momentos da tua vida, vai discordar e condenar as tuas escolhas, muita gente não vai notar as tuas mudanças, o quanto cresceste, e vai-te tratar tal e qual como se fosses imutável, como se soubesse exatamente o que esperar de ti.
Para essa gente, tu nunca serás o suficiente.
Mas queres saber um segredo? Eu conheço alguém a quem vais conseguir agradar constantemente, que te vai respeitar por aquilo que és, que te vai ouvir quando mais precisares, que nunca te irá virar costas e te deixar sozinha, conheço alguém que terá sempre a cola perfeita para quando alguém te desfizer em pedaços, alguém com quem poderás sempre contar, que vai vibrar com as tuas conquistas, que te vai ensinar como lidar com as derrotas, que vai estar lá sempre para te ajudar a crescer e que vai perceber cada passinho que deres rumo à tua felicidade, alguém com quem vais poder conversar a qualquer hora do dia ou da noite, com quem vais poder gritar sem ser julgada, alguém que muitas vezes não dirá mais nada a não ser aquilo que muitas vezes precisas, um abraço e silêncio, alguém que terá um coração suficientemente grande para te perdoar pelos erros que possas cometer ao longo do caminho, alguém altamente altruísta que dará a vida por ti se preciso for, alguém para quem serás sempre o suficiente para a fazer ficar do teu lado: tu própria.
Por isso, lembra-te, tu nunca serás o suficiente para ninguém, mas serás sempre o suficiente para seres livre e feliz.
Não te esqueças disto.


ML





Sem comentários:

Enviar um comentário