quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Carta aos manipulados

Tu que estás aí desse lado, com um grito preso no teu silêncio; tu que estás aí e que sentes que pior do que ter morrido é ir morrendo; hoje, as palavras que aqui escrevo são para ti.
Tu não me conheces, eu não sei quem tu és, mas ambas somos filhas da mesma dor, a da manipulação.
Provavelmente irás fechar esta janela por falta de coragem de ler até ao fim, ou talvez eu consiga fazer por ti o que ninguém conseguiu fazer por mim. Mas antes que decidas fechar a janela e seguir em frente, deixa-me dizer-te que eu sei o que estás a sentir porque eu já aí estive, e que a maior lição que reti até hoje é que fechar os olhos àquilo que nos dói tem um prazo de validade.
Se decidires ler isto até ao fim, recosta-te e respira fundo porque vai doer mais um pouco, mas talvez seja a última vez que doa..
Deves estar a perguntar-te "o que lhe aconteceu a ela?". Talvez um dia eu te conte os pormenores, mas o que precisas de saber apenas é que eu já fui severamente manipulada e que o que interessa aqui não é o que ele me fez, mas sim como me senti e como saí dessa história.
Agora deves estar a questionar-te "mas é possível sair disto?", é, claro que é. Mas é preciso que queiras muito e que aceites deixar cair no chão os cacos que seguras, desesperadamente, nas mãos e que todos os dias te rasgam a alma. Sair dessa história é a mesma coisa do que uma criança aprender a andar; é preciso cair para aprender a levantar, por isso não te preocupes porque vais-te levantar.
"E vai demorar muito para isso?", sim vai. Os dias, os meses, e talvez até anos, vão passar e a dor vai continuar a estar bem presente na tua memória para que nunca te esqueças daquilo que te fizeram; pensa positivo, é como uma cicatriz que fica para nos lembrar que ainda estamos vivas e que se aquilo não nos matou é porque, com certeza, ficamos mais fortes.
"De que me vale isso, se tudo o que eu quero é esquecer?", perguntas tu. E eu digo-te que és parva e que a merda que ele te faz todos os dias ainda não foi o suficiente ainda para aprenderes. Se tu esquecesses, não irias enrijecer o teu amor próprio e mais à frente outro bimbo iria voltar a fazer-te o mesmo.
Eu sei que estás farta de aturar isso, sei que a tua vontade de viver, a pouco e pouco, vai sucumbindo mas que mesmo assim arrastaste até ao fim do mundo para vos salvar aos dois, afinal sempre acreditaste que o amor salva tudo.
Também sei que a urgência de resgatar os tempos áureos em que tudo eram rosas e borboletas a voar te fez colocar em stand by tudo aquilo que fazia parte da tua vida e que sempre foi importante; puseste-te em stand by, basicamente.
"Mas se isso o trouxer de volta, terá valido a pena.", tens a certeza? Achas mesmo que ele voltando para ti e voltando a ser tudo como os bons tempos, as mossas desaparecem? Depois de um acidente brutal, um carro, mesmo depois de reparado, nunca mais volta a ser o mesmo, vai sempre dando problemas. Não, não te estou a comparar a um carro mas sim a dar-te exemplos para que, no auge da tua fragilidade, percebas o que te quero dizer.
A manipulação é uma teia que vai sendo tecida pelo manipulador à volta da vítima. É uma teia subtil que começa sempre pela maior fragilidade da vitima, sem que esta se sinta mal ou invadida. Por norma, o manipulador consola sempre a maior fragilidade da vítima para que ela comece a confiar nele, até ficar cega e presa.
Foi isso que aconteceu comigo. É isso que está a acontecer contigo.
Não sei há quanto tempo vives nessa teia mas acredita que 10 minutos apenas já é tempo demais.
Eu sei que acreditas que o que ele faz não é por mal, mas também sei que já estás a chegar ao teu limite e ele, ao perceber isso, promete-te que vai ficar tudo bem, que vai repensar a vida dele toda para vocês poderem ficar juntos, que precisa de algum tempo para pensar, tudo para que aguentes mais um bocadinho. As promessas dele vão-te dando alguma esperança, vão alimentando os teus dias de espera porque acreditas que ele também está a sofrer por te ver sofrer.
A verdade é muito mais dura do que aquilo em que acreditas, e eu sei que, no fundo, tu também o sabes.
Em primeiro lugar, entende que ele não sofre por te ver sofrer, porque se o magoasse ver-te assim, simplesmente ele não contribuiria para isso. O amor consola, não magoa.
Entende que quando olhas nos olhos dele a verdade que vês sobre o que sentes é a tua não a dele, e o amor que lhe tens é tão imenso que te faz acreditar nas promessas vazias que ele te faz. Tudo não passa de um jogo onde ele suga tudo aquilo que tens e és, por ele próprio não aguentar aquilo que nunca conseguirá ser ou ter, e até que lhe faças xeque-mate, continuarás a ser o alimento do ego dele.
Desculpa dizer-te isto assim, sem filtros, mas tudo se resume ao ego dele em que tu és quem o alimenta. Experimenta deixa-lo abandonado à sua sorte por um dia, e vais ver que ele vai cair no chão, vai-te procurar como um louco e queixar-se como uma criancinha rejeitada.
Talvez tu não saibas, mas o manipulador é o ser mais inseguro à face da terra com uma necessidade brutal de controlar tudo e todos, o manipulador não suporta a sua realidade interna e por isso fantasia e cria uma realidade à parte onde ele subjuga as fragilidades dos outros. Isola o manipulador das pessoas e verás unicamente um ser aninhado em si mesmo, todo acagaçado. O manipulador não suporta a solidão, a rotina, o incerto.
Ao olhar para ele, tu podes ver que todo ele transpira confiança mas, acredita em mim, é tudo cenário. Por trás daquilo só existem fantasmas.
A escolha de te livrares dessa toxicidade ou continuares a acreditar em promessas vazias, é tua. Eu sei que as coisas não são simples e que até para rebentar uma corda é preciso que ela se desgaste. Mas já não estás desgastada o suficiente? Não achas que já chega de te olhares ao espelho e sentires-te miserável? Já não basta as vezes em que ele te faz sentir culpada pelas discussões que têm, ou até mesmo se tiver um dia mau? Pensa nisso.
Lembra-te, se decidires quebrar com essa toxicidade, quebra de uma vez. Não deixes nada por dizer nem pontas soltas.
É óbvio que não vai ser fácil; ele vai tentar dar-te a volta e acrescentar mais promessas às que não cumpriu. Prepara-te para as coisas horríveis que ele vai ser capaz de te dizer e para as desculpas sórdidas que te vai pedir, logo a seguir, como se fosse um bipolar. Ele vai vitimizar-se ao máximo, chegando ao ponto de se humilhar a ele próprio e quando vir que esse fingimento de nada lhe serve vai jogar a última cartada; culpabilizar-te pelo facto de seres tu a desistir de vocês e de as coisas não terem resultado porque ele está ali disponível para ti, com vontade de enfrentar este mundo e o outro por ti, quando tu nunca lhe pediste mais do que respeito e amor.
"E o que acontece quando eu lhe virar as costas?", perguntas-me. Primeiro, não olhes para trás. Depois cais ao chão e transformas-te em estilhaços espalhados pelas ruas da amargura. A melhor coisa será deixares-te estar até que o choque desça em ti, com toda a intensidade que o momento merece, depois é dares-te tempo para que a raiva, a culpa, a incredulidade, o ódio e a sede de vingança venham ao de cima.
O meu conselho é que te agarres a alguém capaz de te amar o suficiente para ficar ao teu lado e ser o teu escudo onde irás projetar todos esses sentimentos negativos em relação a ele e a ti mesma, alguém que te chame à razão e que te relembre, a toda a hora, que mereces muito mais do que perder tempo em vingares-te de um pobre diabo que, a seu tempo, irá cair sozinho. Acredita que foi o ter esse "alguém" que me salvou de cair no abismo, quando eu ganhei a minha coragem de o mandar embora.
Mas mais importante do que o expulsares da tua vida, é aceitares. Aceitares que te perdeste algures no caminho, aceitares que tiveste a tua quota parte de culpa ao desrespeitares-te e permitires que alguém te fizesse o que ele te faz; aceitares que nunca mais serás a mesma e que confiar nos outros será, para sempre, uma utopia. Aceita e segue, mas nunca te rendas! Projeta o amor que tens aí dentro naquilo que realmente importa: tu. Acredita que é possível sobreviver a essa catástrofe que é a manipulação, ou então eu não estaria aqui sentada a escrever-te. Simplesmente terás dias melhores que outros; terás dias em que vais acordar furiosa contigo, terás dias em que te arrependes de não te teres vingado dele, haverão dias em que a cicatriz dói mais, mas tudo se ameniza porque também haverão dias em que vais acordar pronta para viver e seres feliz.
O Universo tem carência de ti, portanto dá o teu melhor enquanto existires, porque um dia ele devolver-te-á em dobro.



ML












Sem comentários:

Enviar um comentário